ProsAmorosa


08/03/2013


A força das mulheres no trabalho, em casa e na vida
======



Todo dia elas fazem tudo sempre igual: acordam cedo, preparam o café da manhã, cuidam dos filhos (e muitas vezes do marido), fazem ginástica, vão trabalhar, ligam para os filhos para saber se está tudo bem, vão ao salão de beleza, passam no banco para pagar as contas, ufa…São tantas tarefas na batalha diária das mulheres que uma pesquisa comprovou que 24 horas são insuficientes para os diversos papéis assumidos por elas: mãe, esposa e trabalhadora.

De acordo com um estudo da psicóloga e empresária Cecília Russo Troiano, publicado no livro Vida de Equilibrista – Dores e Delícias da Mãe Que Trabalha, com 850 mulheres das classes A e B que trabalham fora de casa, a brasileira gasta oito horas no trabalho, quatro com os filhos e apenas uma hora com ela mesma. São elas que acordam os filhos, os levam ao médico, vão às reuniões de escola. Para se ter uma idéia, 91,3% das brasileiras trabalhadoras dedicam em média 22 horas por semana aos afazeres domésticos - sem ter uma mãozinha do marido. Ainda segundo a pesquisa, 30% das entrevistadas adiaram o plano de ter filhos por causa do trabalho, 64% preferem empresas com horários flexíveis e 35% querem montar um negócio próprio.

Identificou-se? Calma, isto não é motivo para desânimo. Para Lois P. Frankel, autora do livro Mulheres lideram melhor que homens, se você consegue administrar sua casa, é porque tem estratégia. Ou seja, para ter sucesso em levar os três filhos para três eventos diferentes em um mesmo dia, além de pegar a roupa na lavanderia, fazer compras, preparar o jantar e ainda manter o bom humor, é preciso ter visão estratégica para estabelecer prioridades de importância. Se você já planejou as férias da família levando em consideração os interesses de cada um, você tem diplomacia. Se você já assumiu a responsabilidade de superar problemas administrativos e elevar o desempenho de seus funcionários ou colaboradores, você tem autoconfiança e tática. São vários os exemplos em que a mulher exerce liderança de maneira espontânea e com toda a naturalidade.

Entre as 10 mais empreendedoras do mundo - Não é por acaso que hoje as brasileiras ocupam o posto das dez mais empreendedoras do mundo. Dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2007 mostram que no país existem cerca de 5,5 milhões de mulheres empreendedoras em estágio inicial, com negócios de até três anos e meio de existência. Considerando-se a divisão por gênero, no Brasil os homens ainda empreendem mais que as mulheres, com a presença de oito milhões de empreendedores iniciais. Porém, no plano internacional, o Brasil ocupa o 12º lugar no empreendedorismo masculino, com taxa de 13,74%.

Por acreditar no potencial empreendedor da mulher, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM, do Governo Federal, investiu no Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher. A iniciativa, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres – PNPM, tem por objetivo ampliar o acesso das mulheres ao mercado de trabalho e promover sua autonomia econômica e financeira por meio do empreendedorismo, acesso ao crédito e à comercialização. Sob a coordenação do IBAM, em parceira com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDH do Governo do Estado, o Programa é executado pelo SEBRAE/RJ, BPW Rio e Banco da Mulher/RJ.

As atividades do Programa estão direcionadas a mulheres empreendedoras que possam tanto criar novos negócios como desenvolver os existentes; e mulheres pobres, em situação de vulnerabilidade social, participantes ou não, de programas de inclusão social. Paralelamente, o Programa atenderá às gestoras e gestores públicos da SEASDH e às redes locais de apoio. Já participam do Programa núcleos de Saquarema, Cabo Frio, Campo Grande, Barra Mansa, Itaguaí, São Gonçalo e Itaperuna. Este ano, o Programa será implementado nas cidades de Nova Friburgo, Campos, Três Rios, Angra e Nova Iguaçu.


Fonte: Portal Fator

Escrito por Nilceu às 13h13
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Perfil



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, CAMPINAS, CONJUNTO RESIDENCIAL PARQUE ITAJAI III, Homem

Histórico